LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
Explicando a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)
A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma lesão comum do joelho que ocorre quando o ligamento cruzado anterior (LCA) é completamente ou parcialmente rompido. O LCA é um dos principais ligamentos que conectam a parte de trás do fêmur à parte da frente da tíbia. Esta lesão geralmente ocorre durante a prática de esportes ou acidentes de automóvel.
Quais são os sintomas de uma lesão do LCA?
Os sintomas de uma lesão do LCA incluem dor, inchaço, instabilidade do joelho e dificuldade para andar, correr e mudar de direção. Além disso, a lesão pode causar clicar ou estalido no joelho ao mover e aumentar a rigidez e a dor.
Como é diagnosticada uma lesão do LCA?
O diagnóstico de uma lesão do LCA é feito com base nos sintomas do paciente e em exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou ultrassonografia. O médico também pode realizar testes de estabilidade e testes de movimento para verificar o grau de instabilidade e dor.
Como é a cirurgia de LCA?
A cirurgia de LCA é realizada sob anestesia geral, sendo necessária a abertura da articulação do joelho (artroplastia). O cirurgião irá remover a lesão, limpar a área e reparar o ligamento cruzado anterior (LCA). Depois, a articulação é fechada e suturada. Em alguns casos, pode ser necessário colocar uma prótese na articulação para estabilizar o joelho. A prótese pode ser usada durante a cirurgia de LCA para estabilizar o joelho. Esta prótese é colocada entre as extremidades ósseas da articulação do joelho para fornecer um suporte adicional. Esta prótese também pode ser usada para preencher espaços ósseos, para corrigir a deformidade e para ajudar a prevenir futuras lesões.