CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA DO JOELHO
O Joelho é a maior articulação do corpo humano e a mais sensível a lesões. É uma região com muitas estruturas entre tecidos, ligamentos, ossos, e músculos que são responsáveis em conjunto pela movimentação e força - O ideal é que todas as estruturas que compõem o joelho trabalhem juntas!
O procedimento artroscópico de joelho permite diagnosticar e tratar os problemas do joelho, oferecendo ao cirurgião uma visão clara e ampla do interior da articulação através de pequenas incisões. Um conjunto de câmera e fonte de luz, além de um endoscópio e instrumentais adequados para o procedimento auxiliam o cirurgião.
Casos como esportes, acidentes de trabalho, diminuição da força muscular com a idade e casos de artrite podem causar desgaste e inflamação que podem resultar em um quadro de dor e diminuição das funções do joelho, e para estes casos a artroscopia pode ser uma grande aliada no diagnóstico e tratamento.
As principais lesões que podem ser tratadas por Artroscopia no joelho são:
• Remoção ou reparo de lesões do menisco
• Recontrução de um ligamento rompido
• Retirada de fragmentos de cartilagem ou osso soltos ou parcialmente soltos na articulação
• Tratamento de tecido sinovial inflamado
A Artroscopia pode ser feita com anestesia local ou raquidiana, possibilitando que o paciente acompanhe a cirurgia através de um monitor se assim desejar. A recuperação cirúrgica é muito mais rápida permitindo ao paciente o retorno as atividades cotidianas com maior facilidade.