top of page
Artrose Joelho.jpg

ARTROSE DO JOELHO (GONARTROSE)

​Uma doença comum que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem é conhecida como artrose, um processo de desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, causando dor e desconforto. A artrose acomete, geralmente, pessoas com mais de 65 anos e mulheres, que apresentam estrutura óssea mais fraca em comparação ao sexo masculino.

 

Os sintomas da doença iniciam com o cansaço e inflamação nos joelhos. O inchaço é o segundo sintoma conhecido pelo processo inflamatório da membrana que recobre a articulação do joelho. E a perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, pode ser mais um sinal de que há uma deformidade do membro inferior, caracterizando assim o terceiro sintoma.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrose é feito através da avaliação clínica individualizada de cada paciente, além de exames como a radiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassom. A união da avaliação clínica especializada e alguns exames de imagem são indispensáveis para o diagnóstico preciso da doença.

O tratamento da artrose tem como objetivo aliviar a dor, o inchaço e a dificuldade em andar. Em alguns casos é necessária a intervenção cirúrgica. Já a recuperação poderá ser feita com fisioterapia e hidroterapia. Existe muito a ser feito em termos de tratamento clínico no que diz respeito ao controle da dor e da evolução da doença. Por isso é extremamente necessário o acompanhamento profissional desde o início dos sintomas

Prevenção

Para prevenir a artrose é necessário adotar hábitos saudáveis e qualidade de vida, com uma alimentação balanceada, controlando o peso que evita a sobrecarga nos joelhos e praticando exercícios que contribuem para a prevenção da doença, como caminhada, natação, ginástica e andar de bicicleta, por exemplo.

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White Google+ Icon
bottom of page